
Marta Pohlmann
Conheça a Quiropraxia e seus benefícios para o corpo

Você já ouviu falar sobre a Quiropraxia e seus benefícios para nossa saúde?
Ela é uma das áreas da ciência da saúde reconhecida pela OMS, a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, a prática também é representada pela Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ). Para poder exercer a profissão é necessário então a realização de um curso de graduação específico sobre o tema.
De uma maneira geral a Quiropraxia foca no bom funcionamento do nosso Sistema Nervoso Central. Essa técnica é especializada no alinhamento da coluna vertebral e proporciona o bom funcionamento do nosso organismo. Quando há algo errado, nosso cérebro acaba enviando sinais para o corpo de que não estamos bem e é aí que as dores e desconfortos começam.
Por isso a Quiropraxia é tão importante para a nossa saúde. Ela tem como objetivo ajudar a tratar problemas relacionados a articulações, músculos, ossos, tendões, ligamentos, ou seja, tudo o que diz respeito aos distúrbios biomecânicos do corpo humano.

E quais problemas a Quiropraxia ajuda a tratar?
As técnicas empregadas na Quiropraxia auxiliam na diminuição das dores ao deixar o sistema nervoso livre de bloqueios, permitindo que o fluxo de impulsos nervosos chegue ao cérebro e a todos os órgãos, tecidos e células do corpo. Com isso é possível diminuir inflamações e corrigir desvios que estejam provocando pinçamentos em nervos ou músculos. Os principais problemas que podem ser amenizados com a quiropraxia são:
Bruxismo
Bursite
Síndrome do túnel do carpo
Cólicas menstruais
Dor ciática
Dor de cabeça
Dores nas articulações
Estresse
Hérnia de disco
Labirintite
Dores na lombar
Torcicolo, entre outros.
Quem pode fazer?

A Quiropraxia não tem restrições de idade. É dos 0 aos 100. Aqui no Mãos Pelo Mundo atendemos desde crianças até pessoas com mais idade. Na primeira consulta é feita toda uma avaliação do seu histórico de saúde e as técnicas utilizadas no tratamento são adaptadas especificamente para cada caso. Todo corpo reage de uma forma diferente ao tratamento aplicado e por isso é muito importante que o profissional esteja atento as respostas clínicas do paciente.
O tratamento é perigoso?
A Quiropraxia não é perigosa, desde que realizada por profissionais devidamente habilitados e capacitados para atuar. Vale ressaltar que toda terapia inclui riscos e contraindicações, sendo papel fundamental do profissional saber avaliar e conduzir cada condição.
Ficou com alguma dúvida e quer saber mais sobre a Quiropraxia? Mande uma mensagem para gente! Será um prazer atendê-lo.