• Marta Pohlmann

Dicas para ajudar a aliviar dores na lombar!


A dor lombar é uma queixa muito recorrente no consultório e está cada vez mais comum devido a certos hábitos que adquirimos ao ficarmos sentados durante muitas horas trabalhando em Home Office.


A posição sentada é a mais adotada nos ambientes de trabalho, na escola e nas atividades de lazer. Porém, se ficarmos muito tempo nessa posição ocorre uma sobrecarrega nos nossos músculos, o que pode acarretar dor e lesão na coluna lombar. Na posição sentada não existe uma postura ideal a ser sustentada, mas algumas posturas são mais recomendadas do que outras. As cadeiras influenciam o padrão da posição sentada: conforme seu design, pode permitir maior variedade de posturas. Um tempo de manutenção da postura sentada maior que quatro horas pode representar um risco para nossa coluna.


Com qual destas posturas abaixo você fica mais tempo sentado?



Dependendo do ângulo que posicionamos a nossa coluna acabamos exercendo mais ou menos pressão sobre ela. Quando mantemos a curvatura na nossa lombar, como demonstra na postura C na foto acima, alivia bastante a carga na nossa coluna.

Mas como falamos anteriormente, ficar sentado mais de 4 horas estáticos, em qualquer posição, podemos estar prejudicando nossa coluna.


Então vamos deixar algumas dicas:


Atividade física é fundamental para compensarmos o tempo que ficamos estáticos sentados. Precisamos fortalecer nossos músculos para aguentar ficar tanto tempo parado.


Variar a postura. Levantar mais vezes e movimentar o corpo em intervalos de hora em hora.


Uma boa cadeira é um investimento fundamental também. ATENÇÃO: Não compre a cadeira pela internet, aconselhamos sempre ir em lojas físicas e testar a cadeira antes de comprar para saber se ela se adapta as suas curvaturas, pois temos alturas e curvaturas diferentes uns dos outros, sendo muito particular a ergonomia da sua cadeira ideal.


A bola de pilates de 75cm é a mais nova queridinha do Home Office. Indicamos muito aos pacientes pois além de mantermos sempre uma informação de equilíbrio na nossa coluna, não ficamos estáticos. Também é uma forma de mantermos a curvatura da lombar e não sobrecarregar tanto a região.


E claro, procure um profissional quiropraxista para te ajudar a manter a coluna sempre em dia, saudável e sem dores!



Artigo interessante para ler sobre o assunto:


"Características biomecânicas, ergonômicas e clínicas da postura sentada: uma revisão." - link abaixo.



https://www.scielo.br/j/fp/a/g4gQsmPNDqMKnFyQ8kHkm6F/?lang=pt#






13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo