• Marta Pohlmann

Voluntariado durante a Pandemia


Com o isolamento inicial, medos e inseguranças surgiram durante a pandemia e muitos trabalhos voluntários tiveram que se adaptar ao momento atual.

Na quiropraxia devido a proximidade que temos com os pacientes durante as consultas, não seria diferente.


As viagens humanitárias cessaram há mais de um ano, mas as ajudas foram redirecionadas. No Mãos Pelo Mundo, começamos a destinar 10 reais de cada consulta a alguma instituição que estava com trabalhos ativos na Amazônia e em Florianópolis. Foram ajudadas famílias que estavam passando dificuldades para comprar comida devido ao desemprego e dificuldades de sacar os benefícios do governo. Cestas básicas foram doadas para comunidades ribeirinhas na Amazônia e em regiões mais vulneráveis no entorno de Florianópolis. Além das ajudas financeiras, hoje em dia, iniciamos uma campanha do agasalho incentivando os pacientes a doarem roupas e alimentos não perecíveis que também serão destinados a alguma instituição beneficente.

Uma questão muito importante é realmente conhecer a instituição que será beneficiada. Infelizmente neste mundo existem pessoas que se aproveitam e não repassam as doações devidamente como deveriam. Por isso, temos que nos atentar e encontrar instituições de confiança. E é lindo conhecer o trabalho destas pessoas de pertinho. Pergunte para pessoas próximas, ou se tens dúvida conversa com alguém da ONG para entender melhor como funcionam os projetos e se possível, participe de algum evento beneficente para ver o quão engajados estão as pessoas que lá trabalham.

A questão do voluntariado nunca parou por aqui, pois acredito que independente do tipo de trabalho que exercemos sempre podemos impactar a vida de alguém positivamente. Seja através de uma doação em dinheiro, roupas, alimentos ou se possível, com o seu tempo e disposição. Querer ajudar o outro, só depende da sua vontade e motivação. E o que me motiva no voluntariado são os sorrisos tímidos de gratidão estampados no rostinho deles, devido a um trabalho que eu tive participação. Não deixe pra depois! Tome a iniciativa que seguramente vai ser uma linda experiência.




2 visualizações0 comentário