IMG_4400.JPG
maos pelo mundo5.png

O projeto Mãos Pelo Mundo ganhou vida em fevereiro de 2018 em Florianópolis, com o objetivo de reunir quiropraxistas graduados para participar voluntariamente de missões humanitárias e, assim, atender comunidades que não têm acesso a este tipo de cuidados com a saúde. 

Em parceria com o projeto Geração da Chico em Florianópolis, o projeto Mãos pelo Mundo reuniu  quatro quiropraxistas da região para prestarem atendimento às crianças da comunidade Chico Mendes. No final do ano de 2018, uma campanha idealizada pelo mesmo Projeto Mãos pelo Mundo arrecadou fundos e proporcionou um Natal mais feliz para  algumas dessas crianças.

 

Em parceria com o Instituto UNA Brasil, foram realizadas as missões:

IMG_3005.JPG

III Missão Amazônia;

Missão Urbana - Novo Hamburgo;

Missão Urbana - São Paulo;

Missão Kalunga;

IV Missão Amazônia

A III Missão Amazônia, realizada em julho de 2018 no Amazonas,  teve o objetivo de levar a quiropraxia para os ribeirinhos que vivem em uma comunidade isolada, de difícil acesso, com poucos cuidados médicos, localizada a cerca de 30 horas de distância de Manaus em viagem de barco.  A cidade mais próxima da Vila Monteiro (base da ONG) fica a 4 horas de barco. Devido à pescaria e aos trabalhos no roçado, os moradores apresentam problemas na coluna, pois ficam em posições desconfortáveis durante muitas horas e carregam peso desde muito jovens. Durante os dez dias de missão, realizamos avaliações de sua saúde geral  e, através da quiropraxia, levamos mais qualidade de vida, aliviando suas queixas e dando dicas de postura e cuidados com a coluna.

 

Confira o artigo publicado pela Federação Mundial de Quiropraxia sobre a Missão Amazônia de 2018:  https://www.wfc.org/website/images/wfc/qwr/2018/QWR_2018OCT.pdf

 

Nas Missões Urbanas realizadas em Novo Hamburgo (RS), e São Paulo (SP), atendemos a comunidade local, sempre visando o bem-estar e frisando a importância dos cuidados com a coluna de todos que procuram os nossos tratamentos. Em Novo Hamburgo tivemos a participação de dois alunos que ainda estão cursando a graduação na Feevale. Ajudaram em vários procedimentos durante as avaliações feitas. Acredito ter sido uma troca muito enriquecedora para ambos os lados.

 

Em Novembro de 2018 foi realizada a Missão Kalunga em Goiás, na Chapada dos Veadeiros, onde atendemos a população do Quilombo do Vão de Almas. Na época das chuvas a comunidade fica super isolada, tendo que passar por 3 rios para chegar até a escola onde foi a nossa base. O deslocamento não foi fácil e acampamos por lá durante 2 dias, até pegarmos o caminho de volta.

 

Fazer o bem ao tocar os outros e em seus rostos ver estampado  alívio e gratidão é o que me move. O projeto Mãos Pelo Mundo visa expandir  essa forma de cuidado com a saúde, fazendo o bem a  pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar dessa profissão nem sabem como funciona. Algumas  a confundem com massagem ou fisioterapia, mas a quiropraxia é única em sua maneira de lidar com o corpo humano.

 

A intenção é reunir cada vez mais quiropraxistas que se identifiquem com a causa para continuar atuando nas comunidades em situações de vulnerabilidade social, levando saúde e qualidade de vida a essas pessoas através da Quiropraxia. 

 

Em todas estas missões realizadas, os quiropraxistas são voluntários, arcando com suas despesas e doando parte do seu tempo de clínica. No momento o Projeto não conta com patrocinadores, mas estamos nesta busca para um dia podermos fazer mais missões e atingir ainda mais pessoas com esse trabalho. 

 

Se você se identificou com essa causa e sentiu vontade de fazer parte deste projeto, entre em contato e vamos todos juntos contribuir! 

Acompanhe no Blog, Facebook ou Instagram (@maospelomundoquiro) as missões que já realizamos e fique ligado nas próximas que estão por vir. 

Baixe o pdf do artigo aqui:

IMG_4449
IMG_4445
IMG_4447
IMG_4438
IMG_4436
IMG_4437
IMG_4441
IMG_4440
IMG_4446
IMG_4426
IMG_4439
IMG_4427

Relatos de Quiros que participaram das missões:

 

Vanessa de Oliveira Machado ABQ - 0868

Participou da Missão Kalunga em Novembro 2018.

“Estive com o Mãos Pelo Mundo participando de uma missão no interior de Goiás em uma comunidade Quilombola. Foi gratificante demais poder levar a quiropraxia até aquele povoado que trabalha pesado desde muito cedo. Entrar em contato com uma realidade e cultura muito distante da nossa me trouxe me trouxe reflexões e aprendizados para a vida! E um dos aprendizados é que onde nós doamos com amor, mais ganhamos! Sigo ansiosa pela próxima!”

Serena Eluf Quadros ABQ- 0482

Participou da Missão Kalunga em Novembro 2018.

 

“Participei da Missão Kalunga como Quiropraxista voluntária em parceria com as ONGs UNA- Um Novo Amanhã, Projeto Mãos Pelo Mundo, Pés Livres e De Bike Pra Escola. Sempre trabalhei como voluntária em projetos sociais, e agora há 10 anos como Quiropraxista servindo na área da saúde. Sobre os Kalungas tenho aprendido muito. Já moro na Chapada dos Veadeiros e realizo trabalho como Quiropraxista voluntária com os brigadistas de incêndio e coletores de sementes. Fiquei muito satisfeita de me juntar com outras iniciativas e pessoas que também tem o propósito de servir ao próximo e espero poder contribuir em futuras ações sociais, levando mais saúde da coluna e qualidade de vida para grupos e comunidades em estado de vulnerabilidade.”

 

Larissa Coelho Rodrigues ABQ - 0467

Participou da Missão Kalunga em Novembro 2018.

 

“SER-VIR para mim é ter a oportunidade de estar em contato com a minha essência, é me permitir sentir o amor e a compaixão pelo próximo. Participar de ações sociais através da Quiropraxia é um privilégio para mim, um momento de me conectar com as demais pessoas de diversas culturas e estilos de vida. Um ajuda mútua, ajudar ao próximo e aprender a ser mais humana!” 

 

Letícia Winter - Estudante de Quiropraxia da Feevale

Participou da Missão Urbana - Novo Hamburgo em Setembro 2018.

 

“A participação na missão urbana em Novo Hamburgo no ano passado foi uma experiência incrível! Poder levar um pouquinho da nossa maravilhosa profissão às pessoas que talvez jamais poderiam ter a oportunidade de conhecer os benefícios, isto não tem preço! Além de abrir os olhos para a prática fora da universidade, com diferentes profissionais, cada um com sua prática clínica. Acredito que todos os estudantes deveriam ter essa mesma oportunidade. O aprendizado é valioso!”

 

Glauco Dal Pizzol - Estudante de Quiropraxia da Feevale

Participou da Missão Urbana - Novo Hamburgo em Setembro 2018.

 

“Participei do projeto em setembro de 2018 e foi uma experiência sem igual, onde além de levar e apresentar a quiropraxia para as pessoas que não tem condições financeiras, foi um fim de semana de muito aprendizado com os quiros do projeto.” 

 

Paulo Salazar ABQ - 0844

Participou da III Missão Amazônia em Julho 2018.

 

"A Quiropraxia é uma profissão muito especial. Por este motivo, acredito que todos, independente da condição financeira, deveriam ter acesso aos seus benefícios. Servir como Quiropraxista neste lugar tão distante, para pessoas tão carentes de cuidados com a saúde, foi uma honra e um privilégio sem tamanho.”

 

Potira Farias ABQ - 0799

Participou da III Missão Amazônia em Julho 2018.

 

"Foi sensacional e ainda não sei se fui eu que levei a Quiropraxia ou se foi ela que me levou.” 

Amanda Ficht

Participou das Ações no Projeto Geração da Chico em 2018.

"Foi e sempre é incrível a experiência que esses projetos nos proporcionam, além do prazer de poder espalhar a Quiropraxia e seus benefícios! Grata pelo convite e essa parceria profissional que agrega a todos!"